[views count="1" print="1"]

O município de Bom Jesus da Lapa foi oficialmente incorporado à nova rota do turismo baiano.

Bom Jesus da Lapa agora integra o roteiro turístico em nível nacional e estadual, graças a uma resolução e encaminhamento do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e da Secretaria de Turismo do Estado, através do Governo da Bahia.

O município de Bom Jesus da Lapa foi oficialmente incorporado à nova rota do turismo baiano, lançada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). A iniciativa faz parte da atualização do mapa turístico estadual. Em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito Eures Ribeiro, o vereador e atual secretário de Cultura e Turismo, Romeu Thessing, além de representantes da Igreja Católica, foram discutidas estratégias para impulsionar o desenvolvimento da cidade. A nova configuração contempla dez municípios adicionais, ampliando o reconhecimento de destinos com potencial cultural, natural e religioso.

Com essa reformulação, a Bahia passa a contar com 13 zonas turísticas consolidadas, fortalecendo a regionalização das políticas públicas e promovendo, de forma integrada, os diversos destinos. A proposta visa estimular o desenvolvimento local, gerar emprego e renda, além de valorizar a diversidade de experiências turísticas que o estado oferece — do litoral ao sertão.

Reconhecida nacionalmente como a Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa ganha ainda mais visibilidade ao integrar oficialmente as rotas de turismo religioso e cultural da Bahia. O município, que recebe milhões de romeiros anualmente no Santuário do Bom Jesus da Lapa, terá seu potencial turístico ampliado por meio de ações de promoção e estruturação conduzidas pela Setur.

Além do turismo religioso, a cidade se destaca por seus atrativos naturais, como as grutas, o rio São Francisco e a gastronomia regional. Esses elementos — fé, natureza e hospitalidade — tornam Bom Jesus da Lapa um destino completo para visitantes de diferentes perfis.

Desenvolvimento e regionalização

Segundo a Setur-BA, a inclusão de novos municípios nas zonas turísticas tem como objetivo fortalecer o planejamento regional do setor, incentivar o empreendedorismo local e promover a sustentabilidade das atividades econômicas ligadas ao turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Detonautas Roque Clube visita o Santuário do Bom Jesus da Lapa antes de show no V Lapa Moto Rock 2025.

Antes de subir ao palco do aguardado V Lapa Moto Rock 2025, a banda Detonautas Roque Clube fez uma visita

...

Encerramento do Estágio de Turismo Celebra Formação de Novos Guias em Bom Jesus da Lapa.

Encerramento do estágio realizado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento marcou a entrega dos certificados de conclusão

...

O turismo na Bahia cresceu 9,7% no segundo trimestre de 2025, resultado superior à média nacional.

Foto: Divulgação/Internacional Travessias. O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 9,7%, no segundo trimestre de 2025 em relação ao

...

Participação na Inauguração da Nova Praça do Bairro Shangri-lá e da entrega de 3 veículos oficiais.

Um Novo Espaço para a Comunidade Nesta manhã de terça-feira, o secretário de Cultura e Turismo Romeu Thessing, esteve presente

...
Lapa Turismo