
Bahia reforça presença internacional em eventos de turismo de aventura, negócios e sustentabilidade FONTE: (Divulgação).
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) intensifica sua presença internacional com uma série de ações de promoção do destino em três continentes. Em outubro, o estado marca presença em eventos estratégicos voltados ao turismo de natureza, esportes de aventura e ao segmento MICE (eventos, negócios e incentivos), reforçando o posicionamento da Bahia como um destino completo e diversificado.
Na Patagônia chilena, a Setur-BA participa até esta quinta-feira (16) do Adventure Travel World Summit (ATWS), considerado o principal encontro global de turismo de aventura. Realizado no Polidesportivo Puerto Natales, o evento reúne cerca de 800 profissionais e investidores do setor para quatro dias de atividades que combinam painéis, rodadas de negócios e experiências ao ar livre.
Durante o encontro, a Bahia apresenta suas ações de sustentabilidade e divulga as 13 zonas turísticas do estado, com foco nos destinos que oferecem contato direto com a natureza — desde atividades tranquilas até experiências de alta adrenalina.
“Agentes de viagens sul-americanos que passaram pelo nosso atendimento já tinham ouvido falar de Canavieiras, onde acontece a tão cobiçada pesca esportiva do marlim azul, e de Itacaré, muito procurada para o surf, tirolesa e arvorismo. Mostramos também outros atrativos baianos do segmento, como o avistamento de baleias e observação de aves”, destacou Tatiana Harfush, gerente de Mercado da Setur-BA.
Bahia em destaque nos Estados Unidos e na Europa
De 7 a 9 de outubro, a Setur-BA também participou da Imex America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao turismo de negócios e eventos, realizada em Las Vegas (EUA). O encontro reuniu 5,7 mil compradores e 3,5 mil fornecedores de serviços turísticos. No estande do Brasil, a secretaria apresentou o potencial da Bahia para sediar grandes encontros corporativos e destacou a retomada do voo da Copa Airlines entre a Cidade do Panamá e Salvador, prevista para janeiro de 2026.
A nova rota promete fortalecer a conectividade internacional do estado, já que o hub da companhia no Panamá oferece conexões para mais de 88 destinos nas Américas.
Paralelamente, o destino Bahia segue sendo promovido na Europa por meio do VBrata Roadshow, evento itinerante organizado pela Visit Brazil Travel Association. Durante o mês de outubro, a ação percorre cidades estratégicas — como Turim, Milão, Lisboa, Barcelona e Paris — com rodadas de negócios e treinamentos para 700 operadores e agentes de viagens. As próximas etapas acontecem em Frankfurt, Londres, Manchester, Glasgow e Dublin, consolidando o trabalho de promoção internacional do turismo baiano.
