Bom Jesus da Lapa agora integra o roteiro turístico em nível nacional e estadual, graças a uma resolução e encaminhamento do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e da Secretaria de Turismo do Estado, através do Governo da Bahia.
O município de Bom Jesus da Lapa foi oficialmente incorporado à nova rota do turismo baiano, lançada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). A iniciativa faz parte da atualização do mapa turístico estadual. Em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito Eures Ribeiro, o vereador e atual secretário de Cultura e Turismo, Romeu Thessing, além de representantes da Igreja Católica, foram discutidas estratégias para impulsionar o desenvolvimento da cidade. A nova configuração contempla dez municípios adicionais, ampliando o reconhecimento de destinos com potencial cultural, natural e religioso.
Com essa reformulação, a Bahia passa a contar com 13 zonas turísticas consolidadas, fortalecendo a regionalização das políticas públicas e promovendo, de forma integrada, os diversos destinos. A proposta visa estimular o desenvolvimento local, gerar emprego e renda, além de valorizar a diversidade de experiências turísticas que o estado oferece — do litoral ao sertão.
Reconhecida nacionalmente como a Capital Baiana da Fé, Bom Jesus da Lapa ganha ainda mais visibilidade ao integrar oficialmente as rotas de turismo religioso e cultural da Bahia. O município, que recebe milhões de romeiros anualmente no Santuário do Bom Jesus da Lapa, terá seu potencial turístico ampliado por meio de ações de promoção e estruturação conduzidas pela Setur.
Além do turismo religioso, a cidade se destaca por seus atrativos naturais, como as grutas, o rio São Francisco e a gastronomia regional. Esses elementos — fé, natureza e hospitalidade — tornam Bom Jesus da Lapa um destino completo para visitantes de diferentes perfis.
Desenvolvimento e regionalização
Segundo a Setur-BA, a inclusão de novos municípios nas zonas turísticas tem como objetivo fortalecer o planejamento regional do setor, incentivar o empreendedorismo local e promover a sustentabilidade das atividades econômicas ligadas ao turismo.
