O vereador Romeu Thessing protocolou, na manhã desta segunda-feira, na Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, a minuta do Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2025.
O referido decreto será lido e apreciado em plenário, e propõe a concessão do título de Cidadão Lapense ao bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Rubival Cabral Britto. Neste, o vereador solicita a apreciação e a aprovação de todos os membros desta Casa Legislativa para a homenagem.
Na justificativa do decreto, o vereador Thessing destaca os relevantes serviços prestados por Dom Rubival à comunidade lapense. Entre eles, estão:
* A liderança espiritual e administrativa da Diocese, composta por 18 paróquias;
* A coordenação das romarias, que movimentam milhares de fiéis anualmente;
* O apoio a emissoras de rádio locais;
* A construção e conclusão de uma das maiores catedrais do estado da Bahia, São 18 Paróquias, Santuários, Emissoras de Rádio Bom Jesus, Carícia FM, abrigo Bom Jesus e Ir. Zélia em Correntina.
* E, principalmente, o intenso trabalho pastoral, evidenciado pelas mais de 700 comunidades católicas visitadas por Dom Rubival nos últimos 12 meses, dentro da área geográfica da Diocese.
A proposta reconhece o impacto social, religioso e cultural do bispo na vida da população de Bom Jesus da Lapa.
FONTE: CAMILA CARDOSO